quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Jogos Críticos | Faber-Ludens



Esta semana tive a oportunidade de conhecer melhor o Instituto Faber-Ludens através do grupo Design Crítico, no Facebook. A dica foi do Edu Agni e logo fui recebida pelo pesquisador da entidade Rodrigo Gonzatto. Ainda estou estudando um pouco mais sobre o assunto para escrever aqui no blog, mas por enquanto, quero deixar registrado este interessante curso de Jogos Críticos.

O objetivo do curso é promover a reflexão da sociedade através de jogos, estimulando mudanças sociais. No curso, os alunos aprendem a desenvolver conceito e roteiros para jogos, explorando o formato game para comunicação e arte crítica.

No blog do curso, é possível acompanhar de perto os processos dos jogos, além de conhecer melhor alguns projetos, como este da foto aí em cima. "Os Fanáticos" questiona figuras que se colocam em posição absoluta de verdade, fanatismo e causas supremas. Além deste, dou destaque também para o jogo "Lavoura", que critica a relação de trabalho rural, e "Gari Gari's", conceituado na falsa premissa que jogar lixo no chão mantém empregos de garis. É possível ver um vídeo com o brainstorm do processo criativo deste trabalho. Outros destaques são "Batalhão de Choque" e "Violência nos Ônibus", baseados no vandalismo cometidos por pessoas comuns e pelo Estado.



Crítica em forma de game, este tipo de trabalho em Design Crítico consegue dialogar com um maior número de pessoas, principalmente, jovens. E normalmente, um público que tem pouca consciência de debates ou participação nula em ativismos sociais.

Estou assinando a newsletter do curso. Aviso aqui quando as inscrições estiverem abertas.


0 comentários:

Postar um comentário