sábado, 2 de julho de 2011

The Story of Stuff Project



A primeira vez que eu vi o filme "A História das Coisas", que fiquei muito feliz e impulsionada a divulgar o vídeo para todos os meus contatos. Essa sensação também foi compartilhada por milhares de pessoas ao redor do mundo. O vídeo teve mais de 12 milhões de visualizações, se tornando um dos virais mais bem sucedidos da história da internet, divulgado em incontáveis sites, blogs e redes sociais em mais de 200 países. E logo foi usado como material didático em escolas e como suporte em oficinas e workshops. Mas esta era mesmo a ideia.

O primeiro filme do projeto faz um breve viagem pela história das coisas que consumimos diariamente e nos custos escondidos por trás do preço que pagamos por elas. Em 20 minutos, Annie Leonard, criadora do projeto e narradora da história, consegue fazer uma análise social, ambientalista e global revelando todos os custos do consumismo, passando pela cadeia de extração, produção, distribuição, consumo e descarte.



Annie Leonard é estadunidense de Seattle, especialista em comércio internacional, desenvolvimento sustentável e saúde ambiental;  uma das fundadoras da GAIA - Global Alliance for Incinerate Alternatives, além de manter um sério ativismo e participações em fóruns e consulhos ambientais. Com 20 anos de experiência no assunto, ela escreveu o filme, que foi transformado em filme e diversos outros materiais pedagógicos.

Após o enorme sucesso do vídeo, realizado em 2007 e vencedor de diversos prêmios, Annie escreveu e apresentou mais outros filmes, que continuaram se tonando virais. O projeto ganhou enorme força e logo vieram os seguintes filmes, todos produzidos em 2010:

- The story of Cosmetics (A História dos Cosméticos)
- The story of Bottled Water (A História da Água Engarrafada)
- The story of Eletronics (A História dos Eletrônicos)

O projeto deu continuidade aos vídeos em 2011, entitulados "Season Two" ou "Segunda Temporada":
- The story of Cap and Trade (A História do "Cap and Trade") - criticado sistema de emissão de gases poluentes, que poderia ser traduzido como "Limita e Negocia"
- The story of Citizens United Vs. FEC - Federal Election Commission (A História dos Cidadãos Unidos versus Comissão Eleitoral Federal)
- The Story of Subsidies - não lançado ainda (farei a atualização quando for lançado)



Os filmes foram todos produzidos pela Free Range Productions, premiada também por outras campanhas virais audiovisuais, como The Meatrix (animação paródia do The Matrix sobre a indústria da carne) e Grocery Store Wars (que tem como base o filme Star Wars para denunciar a questão dos produtos tóxicos e alterações genéticas nos alimentos que compramos no mercado).

No site oficial do projeto, é possível baixar materiais como documentos, materiais pedagógicos, o livro "The Story of Stuff", press-releases, imagens dos filmes (como estas que estão aqui neste post), e até pedir os DVDs via correio.

Esta é uma das melhoras campanhas sociais que eu conheço. Ela se utiliza de um meio de comunicação massa, que é a internet, adicionados uma ferramenta de fácil entendimento, que são filmes de animação. Apesar do conteúdo complexo, da rápida narração de Annie e da quantidade de informação dada nos vídeos, a mensagem é tão bem ilustrada que é facilmente compreendida no mundo inteiro. Diversas traduções já foram feitas para atender aos espectadores dos países por onde o filme já passou.

O projeto também mantém um canal de comunicação completo, como blog, twitter, facebook, newsletter. A equipe de profissionais deste projeto demonstra enorme capacidade de organização e entendimento de técnicas publicitárias, promocionais, marketing, jornalísticas e de mídias sociais. O design é simples e baseado na identidade visual criada pelo próprio animador do filme, Ruben DeLuna. É um projeto completo, uma campanha social das mais bem estruturadas que já vi.

Recomendo a visita ao site para a divulgação contínua desta maravilhosa campanha. O site também aceita doações para manter seu financiamento. O material é valioso e vale à pena conferir a campanha completa. Os filmes são rápidos e curtos e podem ser acessados diretamente pelo site. Você também pode acessar o canal oficial do projeto no Youtube.

Como nestes canais os filmes estão em inglês, vou disponibilizá-los com legendas em português para visualização na conteúdo Vídeos aqui do blog. A única versão do filme dublada em português pertence ao projeto da comunidade Permacultura e contém informações interessantes, como créditos e legendas escritas, você pode acessar aqui.

O mais importante desta campanha é a conscientização sobre o sistema que vivemos, liderado pelos Estados Unidos. Parabenizo a equipe pelo brilhante trabalho! ;)

0 comentários:

Postar um comentário